Impacto social: a colaboração de marcas ativistas e artistas engajados com causas importantes

Nos últimos anos, marcas e artistas ocupam um espaço cada vez maior no âmbito do ativismo social e o apoio de quem possui voz e recursos é de extrema importância para elevar o alcance de causas importantes. Em 2020, o mês de junho foi marcado por diversos acontecimentos, mas sem dúvida destacam-se os movimentos LGBTQIA+ que tem o mês de junho como o principal período para celebrar e lutar a favor de seus direitos desde 1970, e também o Black Lives Matter, que tomou uma proporção enorme no mundo todo após a morte de George Floyd, um jovem negro morto por policiais americanos. Impulsionadas por essa movimentação e pela causa, marcas se posicionaram a favor destas e anunciaram como poderiam contribuir. Nós, da 2id Music Branding, apoiamos o destaque destes e de outros movimentos sociais durante o ano inteiro, pois são assuntos que devem ser discutidos sempre. Por isso, selecionamos abaixo uma relação de marcas e artistas engajados constantemente com o ativismo negro e LGBTQIA+.

Na luta contra o racismo, as marcas Vans, Gap e Levi’s se destacam. As três possuem uma série de ações comprometidas com a causa, como constantes doações e campanhas de inclusão dentro da empresa. Porém, a que mais se sobressai nesse meio é a Levi’s que, além de dedicar boa parte de seu Instagram para falar sobre o assunto, com a Levi Strauss Foundation busca causar impacto positivo nas áreas de direitos trabalhistas e justiça social. A cantora Beyoncé e seu marido Jay-Z também estão envolvidos com a causa. Com os projetos BeyGOOD e Shawn Carter Foundation, buscam ajudar pessoas enfrentando problemas socioeconômicos a se graduarem no ensino superior, entre outros vários objetivos.

Em relação ao movimento LGBTQIA+, as marcas Ben & Jerry’s, Doritos, Havaianas, MAC Cosmetics e Nike se destacam no ativismo e estão sempre comprometidas em realizar doações àqueles que necessitam. Com a linha Viva Glam desde 1994, a MAC doa 100% dos lucros para a prevenção e tratamento de pessoas portadoras do vírus HIV/AIDS. Empresas brasileiras também estão investindo na causa. Esse ano, a Havaianas lançou a coleção Havaianas Pride em que 7% do lucro de cada produto vendido é destinado a projetos LGBT. Artistas famosos como Elton John, Miley Cyrus e Bono Vox também lutam por essa causa. Miley criou a Happy Hippie Foundation em 2014 com o intuito de promover educação e oportunidades empregatícias a jovens moradores de rua que fazem parte da comunidade LGBTQ.

Todos nós podemos fazer a nossa parte e colaborar para estas e outras causas de impacto social, pois faz bem para o coração, para os nossos semelhantes e o mundo se torna um lugar cada vez melhor. Separamos aqui algumas instituições que nós indicamos e que você pode colaborar em qualquer época do ano.

www.eternamentesou.org
www.grupodignidade.org.br
www.casaum.org
www.baoba.org.br
www.criola.org.br
www.amnb.org.br

Sign in to post your comment or sign-up if you don't have any account.

Leave a Comment