14 filmes sobre música que você precisa assistir!

A verdade por trás dos filmes sobre música

Todo mundo sempre teve a curiosidade de conhecer o que realmente acontece atrás dos palcos, na vida dos astros e estrelas do mundo da música. Ainda bem que existem filmes sobre música, não é mesmo?

A maioria das pessoas tem a ilusão de que tudo é perfeito. Que as bandas nunca brigam, que as cantoras sempre estão com a maquiagem impecável e que eles nunca ficam doentes ou estressados. Porém, esse universo é recheado de polêmicas, separações, sexo, drogas, dinheiro e fama.

Não é à toa que muitas composições musicais, se não a maioria delas, são inspiradas e baseadas na vida dos próprios autores. Muitas dessas músicas são sobre corações partidos, sobriedade, glamour e muitos outros temas polêmicos.

Pensando em mostrar essa realidade, cada vez mais, vemos superproduções que acabam se transformando em grandes sucessos por retratarem a vida dessas personalidades públicas, sendo fiéis aos acontecimentos e mostrando que por trás de todo esse endeusamento existem pessoas reais.

O que mais chama a atenção do público nesses filmes é a forma como a música é retratada. Dando a chance de conhecer toda a trajetória percorrida até a banda ou artista alcançarem o sucesso absoluto.

Então pensando em te mostrar essa realidade dos filmes sobre música que se destacam pelas histórias e acontecimentos desse universo maluco, hoje trouxemos 14 dicas de filmes incríveis que todo entusiasta de música precisa assistir!

1 – The Wonders – O Sonho Não Acabou (1996)

O filme “The Wonders – O Sonho Não Acabou” se passa na década de 60 e conta a história de quatro amigos que terminarem o colégio e formaram uma banda de rock em uma pequena cidade dos estados unidos. Os jovens tinham apenas um CD gravado e entre algumas desavenças conseguiram alcançar as paradas de sucesso rapidamente, através de apresentações nas rádios e shows locais.

Quando você assistir esse filme, vai notar uma semelhança bem grande com uma banda que começou na mesma época, os Beatles. Isso não é uma mera coincidência. Dá só uma olhada no trailer:

2 – Quase famosos (2000)

Sexo, drogas e rock’n roll. “Quase famosos” é um filme que retrata bem como eram os bastidores da vida dos astros do rock na década de 70. Porém, a história não é acerca da banda, mas sim de um jovem jornalista de 15 anos que trabalha para a revista Rolling Stone e sai em turnê para acompanhar uma banda que está em ascensão.

A produção mostra o conflito interno do adolescente com as responsabilidades e obrigações da vida adulta. Repara o trailer:

3 – Rock Star (2001)

A nossa terceira dica o filme “Rock Star”, lançado em 2001. A história se passa nos anos 80 e fala sobre a vida de Chris Cole, um vendedor de loja de materiais de escritório, que assume o papel de cantor de uma banda cover nas horas vagas, porque o palco era o único lugar no qual sentia que pertencia. Ele vê sua vida virar de ponta cabeça quando é convidado para substituir o vocalista de uma banda de hard rock famosa. É aí que Chris conhece os prazeres e as dores do submundo do rock. Olha só o trailer e diz se não da vontade de assistir:

4 – 8 Mile – Rua das ilusões (2002)

O filme 8 Mile- Rua das ilusões conta a história do rapper Eminem. Mostrando como um jovem conseguiu sair de uma periferia americana, onde encontrou dificuldade para conseguir seu espaço, por ser um estilo musical onde a maioria dos artistas são negros e ainda teve que assumir o papel paterno de sua irmã mais nova, pela falta de estrutura de sua mãe.

5 – Escola de rock (2003)

O que acontece quando um músico é muito excêntrico e briga com todo mundo de sua banda? Ele arruma problema. “Escola de Rock” conta a história de Dewey Finn que consegue ser expulso de sua própria banda. Vivendo de favor na casa de um amigo e desempregado, a confusão acontece quando Dewey atende o telefone e aceita um trabalho se passando por seu amigo, que é professor. Na escola decide ensinar rock para as crianças a fim de participar de uma competição musical. A partir dai você já pode imaginar toda a bagunça que acontece.

6 – Ray (2004)

Um lindo exemplo de que para a música não existem limitações. Baseado na vida de Ray Charles, o filme conta sua trajetória e todos os desafios que o músico teve que enfrentar para chegar onde chegou, com sua deficiência, a luta parar conseguir seu espaço em meio a uma comunidade preconceituosa e sua conturbada vida amorosa.

7 – Johnny e June (2005)

Uma história de amor que começou através da música. “Johnny e June” é uma cinebiografia da vida do músico Johnny Cash, uma lenda do country americano. O filme conta sobre sua trajetória, sua relação paternal com o irmão mais velho e como conheceu o amor de sua vida, a também cantora June Carter, com quem passou 35 anos de sua vida.

8 – Dreamgirls – Em busca de um sonho (2006)

Um filme que reúne Beyoncé e Jeniffer Hudson é sucesso na certa. “Dreamgirls” conseguiu mostrar a beleza da música negra americana através de um trio de vozes que faz qualquer um querer cantar junto. A história é marcada pela descoberta do grupo, até sua ascensão que é rodeada de vários conflitos envolvendo amor, privilégios, decepções e música, é claro.

9 – Cadillac Records (2008)

“Cadillac Records” é um filme que mostra um judeu polonês que se opôs ao segregacionismo americano e conseguiu gravar alguns dos muitos artistas negros emergentes nas décadas de 50 e 60. A cantora Beyoncé ataca novamente como atriz e interpreta uma diva da música inspirada em Etta James e sua história amorosa conturbada.

10 -Whiplash: Em busca da perfeição (2014)

Perfeição. Essa é a palavra que guia um aluno e seu professor. Whiplash conta a história de um baterista e a relação extremamente explosiva com a pessoa que o ensina. Tudo isso para conseguirem alcançar a excelência.

Quem já assistiu garante que a história traz uma autorreflexão sobre as nossas escolhas e objetivos pessoais. Sem contar o show a parte envolvendo a música.

11 – Viva – A Vida é Uma Festa (2017)

Muitos artistas são repreendidos por seus familiares por quererem trilhar o mundo da música. Isso acontece no filme “Viva- A vida é uma festa”. O personagem principal é Miguel, um garoto de 12 anos cheio de sonhos, que tem um dom e vive um dilema: seguir sua vocação ou ser rejeitado pela família.

O filme consegue reunir cultura, valores e mostrar o poder transformador da música. Só de ver o trailer você já vai ficar com vontade de assistir:

12 – Bohemian Rhapsody o filme (2018)

Biografias podem ser um sucesso ou um fracasso total, mas parece que o filme “Bohemian Rhapsody” tem cumprido com o que promete. Retratar a trajetória de uma das maiores bandas de todos os tempos, o Queen, e de um artista que era uma verdadeira força da natureza, Freddie Mercury, pode ser considerado um grande desafio para os autores e diretores desse filme.

Nessa produção é possível ver a trajetória da banda, contando na história como foi a sua criação, conflitos pessoais e emocionais, muita música, a vida de um artista excêntrico e único, e é claro, um final arrebatador. Quando vi o trailer a primeira coisa que passou pela minha cabeça foi “Eu preciso ver esse filme!”.

13 – Nasce uma estrela (2018)

“Nasce uma estrela” tem feito bastante barulho com o público em geral e com os amantes da música. A história consegue prender a atenção por mostrar a vida de um músico sem estabilidade emocional que se auto sabota e vê sua carreira entrar em declínio, a ascensão de uma cantora iniciante que só precisava de uma oportunidade e por ser um prato cheio de reflexões, romance e música.

14 – Legalize já: Amizade Nunca Morre (2018)

“Legalize Já” é um filme documentário, inspirado na trajetória do Planet Hemp. Além de mostrar todos os perrengues passados pelos integrantes da banda, há também o foco em mostrar a força de uma amizade que enfrentou inúmeras dificuldades, mas que no fim conseguiu alcançar seu objetivo, que é o de conscientizar através da música.

 

Sign in to post your comment or sign-up if you don't have any account.

Leave a Comment